Jogos neuróticos

É comum no ambiente familiar ou profissional tomarmos de maneira pessoal as manipulações, agressões e violências por aqueles que nos atacam.
 
Ao nos darmos conta de que nós não temos nada a ver com isso, que tudo tem haver com as neuroses, caráter e personalidade das pessoas, será fundamental para o nosso equilíbrio.
 
As pessoas utilizam disfarces para mascarar sintomas de medos, raivas, tristezas, dor, insegurança entre tantos fatores geradores de violências psicológicas e físicas podendo ser devastadora na vida de uma pessoa, família ou equipe de trabalho.
 
Algumas formas de violência podem ser sutis, outras bem presentes e aparentes.
 
As pessoas costumam projetar suas falhas e fracassos nos outros, podem resolver seus problemas ferindo outros, manipulando, dissimulando, usando máscaras. É ruim, é perverso mas existe na família e no trabalho.
 
A ingenuidade não nos deixa perceber que são perigosas, e que seus jogos neuróticos podem nos prejudicar, arrastam as pessoas em seus emaranhados e quando se percebe caímos nas ciladas.
 
As principais queixas no trabalho é o sofrimento psíquico, as humilhações em que os superiores lidam com os colaboradores.
 
É importante ficarmos atentos para não sermos prejudicados. Sofrer violência física e emocional prejudica o nosso equilíbrio interior e não conseguimos deslumbrar a realidade dos fatos. Não somos obrigados a suportar os maltratos ou o desrespeito das pessoas que circulam em nossa volta, porém o medo de chegar até os diretores paralizam os colaboradores e ficam no circulo vicioso onde o desrespeito e as humilhações fazem parte da rotina do trabalho.
 
A consciência de que o ódio, preconceito, humilhações e outros fatores que deixam as pessoas tristes podem produzir terrível sofrimento e violência;
 
Merecemos ser amados, apoiados, compreendidos e respeitados seja em qualquer lugar, na família, na sociedade e no trabalho.
 
Se há algo errado com as pessoas, se os nossos esforços para alertá-las a mudar de atitudes e dar um basta, é hora de renunciar, abandonar tudo o que nos faz mal e encontrar um lugar onde possamos ser valorizados e aceitos.
 
Mas esteja onde quer que esteja, você precisa entender que não tem nada a ver com os jogos, infelizmente às vezes é preciso aprender a jogar também com algumas armas:
Transparência, compreensão, atitude em relação ao que está acontecendo, dizer a verdade sobre o que está pensando ou sentindo, com calma tendo paz interior, amor por si.
 
O ideal é que os Diretores circulassem e investigassem seus colaboradores para detectar os sinais de jogos neuróticos e mediar os conflitos existentes para que a motivação seja um instrumento de sucesso na empresa. Detectar uma pessoa com suas artimanhas e jogos neuróticos é fundamental para o equilíbrio e a alegria dos colaboradores. A satisfação aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços ou produtos, sendo um fator de sucesso e retorno financeiro garantido.
 
Eliane Maciel

facebook. twitter. pinterest. spotify. instagram.

Saiba utilizar as redes sociais a seu favor. Não cometa erros que podem eliminá-lo previamente.